O vírus Nipah foi encontrado em amostras de fluidos de morcegos e árvores no estado de Kerala, no sul da Índia. Escolas e escritórios foram fechados após duas pessoas morreram pelo vírus.
O estado está enfrentando o quarto surto da doença desde 2018, segundo reportado pela Aljazeera. A porcentagem de letalidade é de 40 a 75%, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Mais de 800 pessoas, identificadas como contatos próximos, foram testadas nas últimas 48h. Distritos vizinhos solicitaram testes para visitantes de Kerala. Também há planos para isolar pessoas com sintomas gripais.
As autoridades estão analisando amostras de urina de morcegos e frutos mordidos pelos animais. Das pessoas identificadas, 77 são consideradas de "alto risco" e devem permanecer em casa sem contato com outras pessoas.
TRANSMISSÃO E SINTOMAS
O Nipah é um vírus zoonótico transmitido de animais para humanos. Não há vacina para a doença e o tratamento se limita a suporte aos sintomas.
Os principais sintomas iniciais da doença são febre, dores de cabeça, vômitos e dor de garganta. Também há casos em que os pacientes têm pneumonia atípica e dificuldade para respirar.
Em casos graves, pode ocorrer encefalite - inflamação das meninges, membranas que recobrem o sistema nervoso central - com evolução para convulsão.
O período de incubação do vírus, intervalo de tempo entre a infecção e o início dos sintomas, varia de 4 a 14 dias. O diagnóstico pode ser feito por teste RT-PCR de fluidos corporais e detecção de anticorpos.
A contaminação se dá por contato com fluidos corporais de morcegos, porcos ou pessoas infectadas. O consumo de frutas contaminadas com urina ou saliva de morcegos infectados também uma fonte de infecção.
Ainda não há informações sobre a possível contaminação da doença em outros estados da Índia ou países.
Diário do Nordeste