O Festival de Repentistas de Juazeiro do Norte teve seu primeiro dia de realização nessa quarta (8), no Centro Cultural Daniel Walker, equipamento recém inaugurado pela Prefeitura municipal. Nesta quinta (9), o Festival terá sua continuidade com o segundo dia de apresentações, a partir das 19h.
O primeiro dia de Festival foi embalado por cantorias criadas a partir dos seguintes temas: "Os valores do sertão", "Minha mãe é uma rainha" e "A força da cantoria". Cerca de 16 repentistas, entre duplas e solo, subiram no palco do Centro Cultural.
Os encontros de repente são eventos culturais e uma das atividades mais tradicionais do Nordeste. Para a Secretaria de Cultura do município (SECULT), manter essa cultura e expressão vivas e promovê-las em praça pública, de forma gratuita, abre espaço para que sejam valorizadas e apreciadas pelo público.
O Prefeito de Juazeiro, Glêdson Bezerra, comentou que o Festival de Repentistas se "apresenta como consolidação de uma política pública que queremos que seja permanente em Juazeiro do Norte, com espaço para todas as linguagens, e o repente é uma linguagem a cara da nossa tradição cultural".
Nesta quinta-feira, a segunda noite do Festival contará com repentistas nacionais e regionais:
– Raimundo Caetano e Edvaldo Zuzu
– Ismael Pereira e Biu Dionísio
– Zé Carlos do Pajeú e Ivanildo Vila Nova
– Agustinho de Oliveira e Francinaldo Oliveira
– Felipe Pereira e Helânio Moreira