Nas eleições municipais de 2020 o prefeito Dodó de Neoclides (PDT) foi eleito com 8mil votos devido ao rompimento das lideranças do PT Municipal, recebendo o apoio de parte desse grupo petista.
Atualmente o prefeito Dodó conta apenas com apoio de 4 vereadores, e tem 7 vereadores petistas de oposição ao seu governo.
Nessas eleições (2022) na disputa dos cargos majoritários estaduais a oposição do PT demonstra grande força política no apoio dos seus candidatos elegendo com ampla vantagem sobre os candidatos do prefeito Dodó.
O senador eleito Camilo Santana (PT) com apoio da oposição petista municipal obteve 6.417 votos, já a candidata Erika Amorim (PSD) com apoio do Prefeito Dodó obteve apenas 2.789 votos.
O governador eleito Elmano de Freitas (PT) com apoio da oposição petista municipal obteve 6.103 votos já o candidato Roberto Claudio (PDT) com apoio do Prefeito Dodó obteve apenas 3.089 votos.
Com esse resultado é notório a derrota e o enfraquecimento político do atual prefeito Dodó de Neoclides e o crescimento expressivo da oposição petista em Salitre.
Se formos somar os votos dos deputados estadual e federal apoiado pelos dois grupos petistas e seus aliados de outros partidos, a derrota do prefeito é contundente.