E mais uma vez as labaredas de fogo tomaram conta de parte da Serra do Catolé na qual encontra-se erguido o monumento em homenagem ao Padre Cícero em Juazeiro. Na noite desta terça-feira voltou a se aproximar da estátua, do Restaurante Mirante, torres de transmissão de Rádio e TV e de muitas residências. As chamas se alastram com facilidade devido aos ventos fortes, a vegetação seca e a baixa umidade relativa no ar.
Inclusive, não oferece condições favoráveis para uma ação mais ampla dos militares do Corpo de Bombeiros por queimarem áreas de difícil acesso. Esse tipo de queimada se tornou comum nessa época do ano destruindo a vegetação, animais silvestres e ameaçando residências dos moradores da área. O "espetáculo" foi visto de perto por milhares de romeiros que visitam Juazeiro participando da festa em louvor à Nossa Senhora das Dores, padroeira do município.
Situação semelhante, que causou grande susto, aconteceu no dia 25 de julho de 2021 na chamada Serra do Horto. Na época, as primeiras imagens foram feitas por frequentadores do Restaurante Mirante do Horto, que se alimentavam curtindo o frio do alto da Serra do Catolé e a visão panorâmica de Juazeiro. O fogo começou praticamente ao lado do restaurante e logo se alastrou devido as fortes correntes de vento. Colunas com luminárias do restaurante e barras de proteção chegaram a ser atingidas, causando prejuízos.
Fonte: Site Miséria