Pelo menos 13 cidades cearenses registraram chuvas acima dos 100 milímetros (mm) entre as 7 horas dessa terça (27) e as 7 horas desta quarta-feira (28), de acordo com o Calendário de Chuvas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). São Gonçalo do Amarante foi o município com o maior acumulado com 189 mm.
A incidência de fortes chuvas também foi registrada em Granja, município do Litoral Norte do Ceará, que registrou 188.4 mm. As regiões mais atingidas pelas chuvas no dia foram a faixa litorânea do Estado e o norte do Sertão Central e Inhamuns.
No município de Santa Quitéria o acumulado chegou a 130 mm. O rio Jacurutu transbordou e invadiu casas próximas, afetando 150 famílias. A situação do município está sendo acompanhada pelo Governo do Ceará, segundo informações divulgadas nas redes sociais pelo governador do Estado, Elmano de Freitas (PT).
Na região do Cariri, o maior acumulado foi registrado em Juazeiro do Norte, com 65 mm. Até o momento, 151 cidades cearenses tiveram chuvas nas últimas 24 horas.
Previsão do tempo
De acordo com a Funceme, até o fim desta quarta-feira, 28, a expectativa é de céu variando entre nublado e parcialmente nublado, com possibilidade de chuva em todas as macrorregiões.
O cenário pode começar a mudar a partir de quinta, 29, quando há chance de que o céu oscile entre nublado e poucas nuvens. As chuvas tendem a se manter em boa parte do Estado, com exceção do Centro-Norte, onde as chuvas podem começar a cair de forma isolada, devido a redução da atividade convectiva.
Fonte: Site Miséria