Manchetes

Propaganda

"Mulher não foi feita para apanhar", diz Lula em lançamento de IFB

Lula acompanhou o lançamento da pedra fundamental do IFB no Sol Nascente e ressaltou o trabalho de combate à violência contra a mulher

Por Globo Cariri 12/04/2024 às 08:46:16

Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve na Região Administrativa do Sol Nascente, a 34 km de Brasília (DF), na tarde desta quinta-feira (11/4), no local em que será construído novo campus do Instituto Federal de Brasília (IFB).

Durante o lançamento da pedra fundamental do IFB, o chefe do Executivo federal ressaltou a importância da educação profissional e do emprego para enfrentar a violência contra a mulher. "Normalmente, as pessoas falam que, quando o marido bate na mulher, ela fica com ele porque depende do homem", disse o presidente.

"A mulher pode trabalhar e levar para casa, E, às vezes, até ganhar mais que o marido. Ela ganha respeito e vai dizer pro marido: "Eu tô com você porque eu gosto de você e você me respeita. Se você levantar [a mão] para mim, eu largo você e vou cuidar da minha família". Porque mulher não foi feita para apanhar", completou Lula.

O presidente lembrou a história da mãe, dona Lindu, que deixou o marido por causa da violência que vivia dentro de casa.

"Meu pai porque foi um homem muito bruto. Ele era muito ignorante. Ele batia muito nos filhos. Meu pai não queria que as minhas irmãs entrassem na escola pra não aprender a escrever carta para namorado. A minha mãe, com 8 filhos menores, a minha mãe teve coragem de largar do meu pai e ir morar num barraco", afirmou.

Novos institutos

O campus do IFB no Sol Nascente será uma das 100 novas unidades de institutos federais anunciadas pelo governo federal no último mês. No Distrito Federal, Sobradinho também receberá um dos institutos. Lula tem manifestado o desejo de alcançar mil unidades da iniciativa até o fim do mandato.

O custo estimado para cada nova escola é de R$ 25 milhões, recursos financiados no âmbito do Novo PAC. O governo pretende abrir 1.400 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio em cada unidade.


Fonte: Metrópoles

Comunicar erro
Comentários