Economia

Propaganda

Imposto de Renda: Consulta ao terceiro lote de Restituição abre nesta quarta

Por Globo Cariri 24/07/2024 às 10:08:34

Reprodução

A Receita Federal abre, nesta quarta-feira (24), a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024. Serão contemplados mais de 6 milhões de contribuintes, entre prioritários e não prioritários, com um valor total de crédito de R$ 8,5 bilhões.

De acordo com a Receita Federal, esse lote contempla restituições residuais de exercícios anteriores. Do total a ser distribuído, parte será para grupos prioritários, parte para pessoas que não possuem prioridade legal, mas receberam prioridade. São os casos que optaram pela declaração pré-preenchida ou por receber o pagamento via Pix, além dos residentes no Rio Grande do Sul que regularizaram a declaração em julho.

A consulta poderá ser feita na página da Receita Federal, na aba "Meu Imposto de Renda". Em seguida, o contribuinte poderá acessar o espaço "Consultar a Restituição". Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

O pagamento será feito em 31 de julho, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar pendência, pode enviar declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Se o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil (BB). Neste caso, o contribuinte pode reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades), e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).

Confira a data de pagamento dos lotes:

  • primeiro lote: em 31 de maio
  • segundo lote: 28 de junho
  • terceiro lote: 31 de julho
  • quarto lote: 30 de agosto
  • quinto e último lote: 30 de setembro

Fonte: Site Miséria

Comunicar erro
Comentários