O governador Elmano de Freitas anunciou a implementação de centros regionais de atendimento para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o Estado. A iniciativa contará com um aporte de R$ 70 milhões, destinados pelo senador e ministro da Educação, Camilo Santana, por meio de emenda parlamentar. A informação foi compartilhada durante coletiva de imprensa na solenidade de inauguração do novo prédio da União dos Vereadores do Ceará (UVC), realizada nesta segunda-feira (2).
Elmano ressaltou a importância do projeto para ampliar o acesso a cuidados especializados. "Nós vamos espalhar no Estado centros regionais de atendimento à criança com autismo com recursos garantidos pelo senador Camilo Santana, que colocou R$ 70 milhões das suas emendas, e nós vamos implementar isso no ano de 2025", afirmou.
O governador também destacou avanços em outras áreas da saúde, como a entrega, no início de 2025, do Hospital Universitário da Universidade Estadual do Ceará (UECE), com mais de 650 leitos, e a expansão do tratamento oncológico para o interior do Ceará. Centros especializados para tratamento de câncer já foram instalados no Vale do Jaguaribe e no Sertão Central, com previsão de abertura em Crateús e outras regiões do Estado.