Segundo o Censo Escolar 2022, existem 74,4 mil creches, em todo o paĂs, das quais 66,4% são da rede pĂșblica e 33,6%, da rede privada. Dessas, mais da metade, possuem convĂȘnio com a rede pĂșblica de educação infantil.
Os municĂpios beneficiados são os que realizaram o cadastro das novas vagas conforme prevĂȘ a Lei 12.722/2012, que estabelece as regras para o apoio financeiro da União com o objetivo de ampliar a oferta de educação infantil. Receberão recursos municĂpios nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, CearĂĄ, EspĂrito Santo, GoiĂĄs, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, ParĂĄ, ParaĂba, Pernambuco, PiauĂ, ParanĂĄ, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.
Os valores descritos no documento serão repassados às secretarias municipais diretamente na conta-corrente cadastrada no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Sismec). E, até 30 de junho de 2024, os municĂpios terão que apresentar a prestação de contas ao Conselho do Fundeb, por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC).
Fonte: AgĂȘncia Brasil