A primeira parcela do abono anual, conhecido como 13º salário de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), começa a ser pago nesta quarta-feira (24). Recebem o benefício aposentados e pensionistas do INSS.
Neste primeiro momento, o pagamento será feito a beneficiários com dígito final 1 do cartão, chamado de Número de Identificação Social (NIS), e que ganham até um salário mínimo vigente (R$1.412), Destaca-se que não é considerado o último dígito que aparece depois do traço.
O valor será depositado junto ao benefício do mês de abril, pago entre 24 de abril e 8 de maio. Conforme dados da folha de pagamentos, o volume de recursos, apenas com a primeira parcela do abono anual, deve injetar R$ 33,68 bilhões na economia brasileira.
A primeira parcela do benefício não incide desconto de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), no entanto, nos casos em que é possível o abatimento, o Imposto será descontado apenas na segunda parcela do 13º.
O calendário de pagamentos completo do INSS pode ser acompanhado no linkcalendário 2024. As pessoas podem consultar o número do cartão do benefício por meio do site, além do aplicativo Meu INSS, disponível para os sistemas IOS e Android.
Confira o calendário de pagamento:
Para quem recebe até 1 salário mínimo:
Para quem recebe mais de 1 salário mínimo:
Quem tem direito?
De acordo com o decreto, assinado em março pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), têm direito ao abono, dependentes e segurados da Previdência Social que tenham recebido auxílio-acidente, aposentadoria, auxílio-reclusão, pensão por morto e auxílio por incapacidade temporária, durante o ano de 2024.
"Na hipótese de cessação programada do benefício antes de 31 de dezembro de 2024, será pago o valor proporcional do abono anual ao beneficiário", diz trecho do decreto.