Nesta reta final, a AgĂȘncia Brasil preparou uma lista de orientações que podem ajudar os candidatos a evitar transtornos ou até mesmo a própria eliminação do exame.
Apesar de o cartão de confirmação de inscrição não ser obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnĂsio Teixeira (Inep) recomenda levĂĄ-lo nos dias de exame (3 e 10 de novembro), pois facilita a conferĂȘncia de informações, como o nĂșmero de sala de aula, e dispensa o uso do celular para acessĂĄ-lo.
Ao confirmar o local de prova, caso não conheça o trajeto, o candidato deve procurar fazĂȘ-lo antes do dia da prova para se habituar com o caminho e calcular o tempo necessĂĄrio para chegar com tranquilidade.
O candidato ainda deve conferir, com antecedĂȘncia, linhas, horĂĄrios e itinerĂĄrios de ônibus e outros transportes que atendem a região, e, ainda, se haverĂĄ extensão do horĂĄrio de funcionamento, linhas extras ou a gratuidade dos transportes pĂșblicos, conforme solicitado pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).
Calcule o tempo de deslocamento necessĂĄrio para chegar ao local da prova com antecedĂȘncia. Apesar disso, a chegada ao destino deve considerar possĂveis atrasos devido a congestionamentos, horĂĄrios de pico ou condições climĂĄticas adversas, para que o participante consiga cruzar o portão de acesso aos locais de aplicação de provas com margem de segurança no tempo. Os portões serão abertos ao meio-dia (12h) e serão fechados pontualmente às 13h, no horĂĄrio de BrasĂlia. Atenção aos fusos-horĂĄrios diferentes, dependendo da unidade da federação onde serĂĄ realizada a prova.
O edital possui todas as informações pertinentes ao Enem 2024, desde a fase das inscrições até a divulgação do resultado. Inclusive é nesse documento que se encontram as informações sobre atendimento especializado, caso vocĂȘ se enquadre nos grupos com direito.
Este documento diz quais são seus direitos e deveres enquanto inscrito no Enem, então é bom ler por completo, a fim de evitar erros que podem causar prejuĂzos.
O edital também informa quais materiais e documentos de identificação são aceitos para acesso ao local da prova sem problemas.
Com base nas edições anteriores do Enem, o candidato pode revisar as matérias mais cobradas de cada prova antiga.
Os interessados ainda devem focar nos temas mais debatidos neste ano para se manterem atualizados.
Identificados as principais fraquezas, o candidato deve buscar sanar suas dĂșvidas finais relacionadas às provas do primeiro dia para tentar resolvĂȘ-las, a partir do material de estudo ou orientação de professores. Diversas prefeituras e cursos preparatórios privados e gratuitos oferecem reforço e aulões presenciais e online nos dias finais antes das provas.
Um dia antes do Enem, é melhor não se dedicar a novos estudos ou, no mĂĄximo, revisar alguns tópicos. Cuidar da alimentação e da hidratação e ter uma boa noite de sono antes da prova é fundamental para garantir um bom desempenho.
Opte por uma dieta leve e saudĂĄvel na véspera do Enem. Evitar frituras e alimentos pesados, que podem prejudicar seu sono. A hidratação também é crucial. Evite café, refrigerantes e energéticos à noite, pois essas bebidas estimulantes podem atrapalhar seu descanso.
Outra dica é praticar atividades relaxantes para reduzir a ansiedade na véspera da prova, fazer exercĂcios respiratórios para melhor oxigenar o cérebro e que podem ser feitos em poucos minutos. A meditação também é uma opção que pode trazer vĂĄrios benefĂcios para a saĂșde mental e fĂsica, como controle da ansiedade, promoção do bem-estar emocional e, ainda, melhorar o foco e a concentração.
Checar no edital quais materiais podem ser levados e quais documentos de identificação são aceitos, conforme a figura abaixo.
É possĂvel separar lanches saudĂĄveis e uma garrafa para garantir a nutrição e a hidratação durante a prova, que terĂĄ até cinco horas e 30 minutos no dia 3 de novembro, e cinco horas, em 10 de dezembro.
O candidato pode organizar as roupas e sapato que usarĂĄ no dia da prova. Itens confortĂĄveis evitam distrações causadas por peças apertadas, desconfortĂĄveis ou que causem irritação na pele e podem contribuir para o candidato se concentrar plenamente na prova. Considere levar um agasalho, pois a sala de prova pode ter ar condicionado.
Nos dois dias de provas, os participantes do Enem responderam a perguntas de quatro ĂĄreas de conhecimento, que, ao todo, somam 180 questões objetivas.
Em 3 de novembro, as provas são compostas por: 45 questões de linguagens (lĂngua portuguesa, literatura, lĂngua estrangeira – inglĂȘs ou espanhol, artes, educação fĂsica e tecnologias da informação e comunicação); mais 45 questões de ciĂȘncias humanas (história, geografia, filosofia e sociologia). Os participantes também devem redigir uma redação de 30 linhas.
Em 10 de novembro, as 90 questões objetivas estão divididas em 45 itens de ciĂȘncias da natureza (quĂmica, fĂsica e biologia) e matemĂĄtica, conforme figuras abaixo.
InstituĂdo em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término do ensino médio. Os participantes que ainda não concluĂram o ensino médio podem participar como treineiros e os resultados obtidos no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.
As notas do Enem podem ser usadas em processos seletivos coordenados pelo Ministério da Educação (MEC), como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) do governo federal.
O desempenho no Enem também é considerado para ingresso em instituições de educação superior de Portugal que tĂȘm acordo com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior naquele paĂs.
TAGs sugeridas
Fonte: AgĂȘncia Brasil